top of page
  • Foto do escritorTécnico Restauração AESB

Vais fazer pão?

Por esta altura muitos de nós se dedicam à arte que é fazer pão, deixo aqui algumas dicas que conheço para melhorar o resultado final.


A farinha

Grande parte das receitas pedem o uso de farinha tipo 65, e grande parte de nós compra a farinha tipo 55, nesse caso, aumentam em 10% a quantidade pedida, ou seja: se pedem 500gr de tipo 65, acrescentam mais 50gr de farinha 55 (sempre sem fermento).


O fermento e a solução milagrosa

Outro problema é o fermento, em muitos casos pedem fermento de padeiro biológico fresco e nós temos o fermento de padeiro biológico seco, basta converter por três, ou seja, se pedem 30gr de fermento biológico fresco, colocam 10gr de fermento biológico seco.

E vai dai, nem um nem outro, também temos solução se em casa houver cerveja, verdade, essa belo néctar, para isso basta misturar 100ml de cerveja, 1 colher de sobremesa de açúcar e 2 colher de sopa de farinha, e deixar repousar durante toda a noite à temperatura ambiente, o resultado será de cerca de 50gr de fermento. Se guardado no frigorífico aguenta cerca de uma semana.


Fermentação

O melhor ambiente para a massa fermentar é normalmente uma zona sem correntes de ar a uma temperatura entre 24 e 27 ºC. Uma forma de ajudar é ligarem o forno nos 50ºC, desligar e colocar lá dentro a massa a levedar, comigo resulta sempre.


Cozer

Para obter um pão mais húmido e que se conserve durante mais tempo coloquem no forno um recipiente com água quente, isto vai criar vapor dentro do forno e ajudar a que fica mais fofo e crocante.


Se tiverem dúvidas ou alguma informação a acrescentar, sintam-se em casa.


Dicas cedidas por: Alexandre Silva

67 visualizações0 comentário
bottom of page